sábado, 17 de setembro de 2011

As Dores de ser Puro de Coração

Me cobram relevância. Na verdade, não sei se me cobro mais relevância ou coerência. Ok, a coerência é algo mais importante de ser alcançado. E eu luto pela minha diariamente, constantemente. Mesmo em noites e dias ruins, procuro ter coerência e ser fiel ao que acredito. E assim sendo, as vezes me escapa a relevância pelos dedos.

Um grande amigo essa semana me falou em relevância. Outras pessoas insistiram nela, e eu acredito que tenho sido pouco relevante de uns tempos pra cá. Mas às custas dessa ausência de relevância é que minha coerência tem trabalhado. Porque prefiro abrir mão de uma posição privilegiada em relação ao que é dito ou sentido, mas minha convicções continuam ilibadas.

Ontem observei a vida passando pela sacada e resolvi espiar seu desenrolar. Há um tempo que resolvi tirar folga da corrida incessante que todos nós promovemos e me dar ao luxo de apenas servir. E acredito que tenho servido muito bem, independente da minha sinceridade celebrada. Mesmo assim, essa observação doeu; é quase sempre muito dolorido ser humano hoje em dia. Porque a vida taí, diariamente te cobrando necessidades contraditórias às suas mais recentes decisões. Enquanto a noite for especial e estrelada, eu continuo insistindo na vã filosofia de tentar. Porque não há nada mais tranquilo atualmente que viver intensamente uma história tão livre de propósitos, disse algum sábio por aí.

Correndo atrás de coerência nem sempre se ganha algo prático, mas quase sempre se ganha muito de teórico. Meus dias estão lotados de teorias, e eu quero partir para a verdade. Ser verdadeiro e puro, mesmo que isso signifique ser dolorido. E acreditando no dia a dia, na vontade plena de continuar, nas certezas incertas que criamos e mostramos a quem está ao nosso redor, é que preciso nunca perder a noção de que há muito a minha volta. Que o hoje é algo muito precioso. E que amanhã absolutamente tudo pode mudar.

Só a pureza se encontra em oferta hoje. E se doer... a vida vai estar sempre pronta para nos curar. Mais uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário