quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A Voz de Enid: 'Missão: Madrinha de Casamento'


Kristen Wiig e Judd Apatow são nomes que cresceram em paralelo na comédia americana atual, e que até hoje apenas flertavam um com o outro. Wiig decidiu há muito tempo que seu talento não cabia no 'Saturday Night Live'; ok, a decisão foi meio que libertador para ela, que precisou ampliar sua zona de atuação para além das sátiras do clássico humorístico que sobrevive até hoje exportando talentos como o seu. Aos poucos trabalhando em pequenas participações em filmes de companheiros de elenco, não demorou para ela cair nas graças do grupo que mais faz rir no cinema americano hoje: exatamente o de Judd Apatow. O homem por trás de 'Ligeiramente Grávidos', 'SuperBad!', 'O Virgem de 40 Anos', 'Quase Irmãos', 'Segurando as Pontas' e tantos outros sucessos de público e crítica resolvem enfiar bancar o primeiro roteiro escrito por Wiig para o cinema e a exposão se ouve até agora: 170 milhões de dólares nas bilheterias.

O queixo de todos deve estar caído até hoje, ninguém esperava nem 100 dessa modesta produção de 25 milhões. Filme mais rentável de Apatow até hoje, a produção estrelada por jovens da tv com pouco ou nenhum 'starpower' (além de Wiig, também temos Maya Rudolph, Rose Byrne e Melissa McCarthy no elenco), apenas o crédito da imprensa americana, o boca-a-boca e o carisma de uma história fácil e de apelo universal justificam uma arrecadação que o filme não mereceu, essa é a verdade.

Se por um lado o filme tem algumas cenas engraçadas (e pelo menos uma impagável, quando Wiig e Byrne disputam por um microfone e se rasgam em demonstração de carinho à noiva no ensaio do casamento), por outro o filme deixa diversas situações do roteiro em aberto, além de se apoiar em clichês que não parecem nem um pouco incomodados em ser revividos. Na tela, vemos uma solteirona solitária (Wiig) as voltas com o casamento de sua melhor amiga (Rudolph), na qual ela será madrinha junto com um grupo de mulheres ricas e disputado entre ela (que já nem sabe mais se a amizade das duas é algo acima da média mesmo) e uma espécie de vilã, que fará de tudo para detonar durantes os preparativos para o casório.

Com uma temática feminina forte, o filme na verdade é como se fosse uma resposta ao excesso de masculinidade de coisas como 'Se Beber, Não Case!' e dos filmes de Apatow, e aí entendemos o interesse do mesmo. Mas enquanto os filmes produzidos por ele não cansam de surpreender e se desdobrar, o roteiro desse aqui é um queijo suíço, cheio de furos. Jutando isso ao fato de que o filme realmente não inventa a roda e que seu elenco não evoluiu como poderia também graças ao roteiro travado e repetitivo. Então, talentos como os de Byrne e McCarthy ficam escondidos sob quilos de trama reciclada. Enquanto sigamos sem entender a cachoeira de dólares que o filme fez, vamos acompanhando outro filme cujo público feminino fez toda a diferença na hora de computar seus avanços na bilheteria (que está indo justamente na direção dos 170 milhões que esse aqui fez): 'Histórias Cruzadas'.

Mas esse é uma história que nós só ouviremos lá na frente, quando estrearem os longas com potencial junto ao Oscar, e que são a cara dessa produção. Um ano onde as mulheres disseram o quer queriam ver, e que ao menos no caso de 'Missão: Madrinha de Casamento' é chato constatar como elas estavam erradas.


Direção: Paul Feig. Roteiro: Kristen Wiig & Annie Mumolo. Elenco: Kristen Wiig, Maya Rudolph, Rose Byrne, Melissa McCarthy, Ellie Kemper, Wendi McLendon-Covey, Chris O'Dowd, Jon Hamm, Jill Clayburgh. NOTA: C-

Nenhum comentário:

Postar um comentário