quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Festival do Rio 2011: A Primeira Chamada

Há mais ou menos duas semanas as especulações deram lugar as confirmações, e os cinéfilos cariocas começaram a visualizar o que seria a seleção do Festival do Rio 2011. Com o propósito de também aplacar a ansiedade que ainda separa o dia de hoje dos próximos 9 que faltam para o início do Festival, veio através desse post dissecar um pouco do que nos aguarda entre os dias 7 e 20 de outubro. Tentando equilibrar essa incessante espera, torcendo pela qualidade dos mesmos, vim até aqui dar algumas dicas de um cara que há muito tempo é escolado na brincadeira.

Lógico, tem manhas e informações que nem todos tem, assim como sempre irão existir os 'achismos' e também as curiosidades muito peculiares de cada um. Na verdade, eu queria era ter a calma e o tempo necessários para construir essa tabelinha com voces já com a lista final nas mãos, mas como até os leigos sabem, o Festival tem deixado para cada vez mais em cima da hora a divulgação da lista final, com o nome dos escolhidos e seus respectivos horários e sessões.

Bem, como vai funcionar a brincadeira? Eu vou tentar criar uma tabelinha aqui com a maioria dos títulos anunciados, com uma cotação ao lado. Elas serão identificadas da seguinte maneira:

* - nível de importância do título
# - possibilidade do título chegar ao circuito / tempo que isso levará para acontecer
$ - atenção que você deve dar ao título

É lógico que farei um breve comentário também ao lado dos títulos, curiosidades que justifiquem suas cotações, que obviamente irão variar de 1 a 5 símbolos. Por fim, farei uma lista dos títulos que ainda não foram mencionados pelo Festival, mas que todos nós gostaríamos de ver por aqui, com também uma cotaçãozinha de 1 a 5 (!) para registrar as reais possibilidades de ainda os vermos a bordo da maratona de 2 semanas.

A princípio, os já confirmados:


- A Separação, de Ashgar Fahradi (*****) (#####) ($$$$$) - provavelmente um dos mais esperados e importantes filmes do Festival esse ano, o filme levou o Urso de Ouro em Berlim e é o candidato do Irã ao próximo Oscar; é uma prioridade pra mim, mas saiba que o filme deve estrear aqui em janeiro.

- Fausto, de Aleksander Sokurov (*****) (#####) ($$$$$) - compete com o título acima em importância, o filme acabou de levar o Leão de Ouro em Veneza; já tem estreia garantida por aqui, mas merece atenção especial por não ter ainda nem sombra de data.

- Drive, de Nicolas Winding Refn (*****) (#####) ($$$$$) - vencedor do premio de direção em Cannes, o filme promete ser uma das sensações do Festival, e apesar de comprado, tb não se tem ideia da data de estreia.

- A Pele que Habito, de Pedro Almodovar (****) (#####) ($$$) - um novo filme do mestre espanhol é sempre um acontecimento e esse não é diferente, mas o filme estreia na semana seguinte ao Festival. Será que vale a pena o stress das filas que estarão enormes?

- Um Método Perigoso, de David Cronenberg (****) (#####) ($$$$) - o filme foi bem falado em Veneza, mas saiu sem nenhum premio. Com estreia garantida por aqui, o filme ainda não tem data certa, mas se as indicações ao Oscar vierem, não deve passar de fevereiro.

- O Cavalo de Turim, de Bela Tárr (*****) (###) ($$$$$) - até por não ser óbvia a sua chegada (na verdade, até o momento ela nem é certa), o ultimo filme de Tárr parece q terá de ser disputado a tapa.

- Tudo pelo Poder, de George Clooney (****) (#####) ($$$$) - o filme acaba de ser adiado para janeiro entre nós. Ou seja, acho que vale a pena correr pra ver.

- Le Havre, de Aki Kaurismaki (*****) (#####) ($$$$$) - o candidato da Finlandia ao Oscar de estrangeiro do ano que vem deve estrear por aqui, provavelmente na época da premiação.

- Terraferma, de Emanuelle Crialese (*****) (####) ($$$) - ainda não foi anunciada sua compra no Brasil, e o filme levou o Grande Premio do Juro do ultimo Festival de Veneza. Logo, convém conferir.

- Aqui é o Meu Lugar, de Paolo Sorrentino (****) (#####) ($$$$) - Sean Penn é o protagonista desse filme que prometia muito em Cannes mas não cumpriu, ao que parece.

- A Guerra está Declarada, de Valerie Donzelli (****) (####) ($$$$) - o filme que a França escolheu para representa-la no próximo Oscar tem premissa lacrimogênea e já foi comprado aqui no Brasil; vai saber quando chega.

- Polisse, de Maiwenn Le Besco (****) (##) ($$$) - saiu de Cannes com o premio especial do juri; mesmo assim tem poucas chances de aparecer por aqui depois do Festival.

- O Garoto da Bicicleta, dos Irmãos Dardenne (*****) (#####) ($$$) - o filme ficou com o segundo lugar no ultimo Cannes, mas já caiu na rede para baixar. Se vc é a favor do cinema, lógico que não pode perder.

- Inquietos, de Gus Van Sant (****) (#####) ($$$) - apesar de ser muito badalado, o filme novo do diretor de 'Elefante' estreia logo após o Festival.

- Hanna, de Joe Wright / O Pior dos Pecados, de Rowan Joffe (**) (#) ($) - ambos os filmes chegam ainda em outubro nas locadoras do país. Logo, por melhores que eles sejam, esqueça-os.

- 4:44, de Abel Ferrara (***) (###) ($$$) - um dos diretores mais undergrounds em atividade apresenta sua visão do fim do mundo, em um único dia.

- Martha Marcy May Marlene, de Sean Durkin (****) (####) ($$$$$) - filme independente americana que deve causar furor no próximo Oscar, e cuja estreia aqui deve ficar pra longe ainda.

- Tyranosaur, de Paddy Considine (****) (###) ($$$$) - britânico com pedigree, a cara do típico filme que nunca estreia por aki.

- Contágio, de Steve Sorderbergh (***) (#####) ($$) - o filme estreia ainda em outubro é um blockbuster hollywoodiano; que tal ve-lo quando ele entrar em cartaz?

- Miss Bala, de Gerardo Naranjo (***) (##) ($$$$) - todos dizem que o filme é sensacional desde Cannes; esse vale a pena hein?

- Post Morten, de Pablo Larrain (***) (##) ($$$$)

- Ganhar ou Ganhar, de Thomas MacCarthy (***) (###) ($$$)

- Dark Horse, de Todd Solondz (***) (###) ($$$)



Depois de ter uma prévia do que vem por aí no Festival, que tal saber do que ainda poderá vir?


- Shame, de Steve McQueen (!!)

- Once Upon a Time in Anatolia, de Nuri Bilge Ceylan (!!)

- Carnage, de Roman Polanski (!!!)

- Footnote, de Joseph Cedar (!!!!)

- O Artista, de Michel Hazanavicius (!!)

- Les Bien Aimée, de Christophe Honoré (!!)

- Un Eté Brulant, de Phillipe Garrel (!!!)

- Albert Nobbs, de Rodrigo Garcia (!!)

- As Neves de Kilimanjaro, de Robert Guediguian (!!!)

- O Espião que Sabia Demais, de Tomas Alfredson (!)

- Alps, de Yargos Lanthimos (!!)

- A Simple Life, de Ann Hui (!!!)

- Moneyball, de Bennett Miller (!!)

- Take Shelter, de Jeff Nichols (!!!)

- Killer Joe, de William Friedkin (!!)

- W.E., de Madonna (!)


Depois dessa pequena amostra do que vem e do que ainda pode vir, é só mergulhar de cabeça no Festival que começa sexta que vem. Preparados?

2 comentários:

  1. Tenho uma prova hoje com duas toneladas de matéria, mas não tive como não gastar 20 minutos lendo o post. E só pra reforçar a quantidade de coisa que Ildete tá devendo: cadê Las acacias? E Coriolanus? E Weekend? E The Future? E This is not a film? Póhannn...

    ResponderExcluir
  2. Coriolanus, This is not a Film, Eternity, Flying Fish e The Future. :(

    ResponderExcluir